Potencialização da Entrega Jornalística

Texto: Bernardo Pizzio

Revisão: Gustavo Zonta

 

No SEO as palavras-chaves são fundamentais para o desenvolvimento de sites e o maior alcance para o público. Elas são usadas para que o algoritmo de buscadores possa identificar e exibir o conteúdo para as pessoas. Nessa perspectiva, o SEO é um otimizador de resultados nos navegadores de busca como Google e Safari, que tem como objetivo potencializar o conteúdo postado.

Segundo a palestrante Lara Paiva de França do 47° Intercom, escolher as melhores palavras e usar várias imagens ajuda a divulgar o site e deixa mais fácil a procura. Ainda falando sobre o uso dessa ferramenta, ela acha essencial na era da internet a utilização das mídias digitais pelos jornalistas, sendo atualmente fundamental para ingressar na profissão.

A importância dessa técnica para os comunicadores é no aumento da visibilidade da publicação,  melhora do alcance, credibilidade, relevância e engajamento. Além disso, a utilização de links e tags ajudam na aprimoração do site. Sendo os links usados, quando mais longo está seu texto, e as tags ajudam a organizar e estruturar o conteúdo de um site, facilitando a navegação do usuário e a busca por conteúdos relacionados. Uma maneira de auxiliar na escolha das palavras-chaves é com a utilização do Google Trends, que ajuda na visualização dos assuntos do momento e do que é mais pesquisado na plataforma.

Ao final da palestra, a professora Lara Paiva apresentou o site que auxilia na produção da sua página, mostrando na prática como funciona para usar o método do SEO, com a utilização de muitas imagens e as palavras-chaves presentes no texto.

Cristian Saramento
Post anterior
Popularização de informações no jornalismo científico e representação narrativa
Próximo post
Oficina com temática esportiva proporciona momentos lúdicos na prática de Radiojornalismo