A pauta esportiva também foi assunto no Intercom nesta quarta-feira, 4, com a oficina “Cobertura esportiva em rádio: dos erros às melhores práticas”. Em uma sala com mais de 20 acadêmicos de diferentes áreas do país, a oficina foi ministrada pelos professores Jenisson Edy Viana Bartniski e Bruno Anderson Ferreira Balacó.
A oficina iniciou com a apresentação de todos os presentes e com o seguinte questionamento: o que eles esperam desta oficina? Entre as diferentes respostas, a busca pelo conhecimento foi a que se destacou. Falando sobre esporte, principalmente futebol, Jenisson conta suas experiências trabalhando na rádio Condi, emissora local de Mato Grosso do Sul. Na rádio, ele é comentarista nos jogos do Cuiabá.
Na conversa entre o professor e os acadêmicos, foram pautadas as dificuldades que são enfrentadas pelos meios de transmissão, como a limitação de equipes. O professor citou o exemplo da rádio onde trabalha, em que a equipe é formada por cinco pessoas. Jenisson também compartilhou as histórias sobre os bastidores das produções da rádio.
Entre os assuntos abordados durante as conversas, surgiu a questão sobre os preconceitos que são enfrentados nos dias atuais, mas com destaque para o futebol. O professor compartilhou as dificuldades enfrentadas com um determinado profissional que possuía falas preconceituosas.
Partindo para a parte prática, os acadêmicos foram divididos em grupos para uma dinâmica em equipe. Nela, foram determinados quem seriam os narradores, comentaristas, repórteres, entre outras funções dentro do jornalismo esportivo em uma comunicação. Na atividade, os alunos teriam que pensar em situações para além das quatro linhas.
A oficina fazia parte da programação do Intercom que segue com atividades até sexta-feira, 6, na Univali Campus Balneário Camboriú. O Intercom reúne acadêmicos e professores de diversos locais do país.