Fotojornalismo abandona denúncias para focar em relatos do dia-a-dia

Texto : Priscilla Gomes
Revisão: Vera Sommer 

O fotojornalismo está saindo das grandes denúncias para os pequenos relatos do dia a dia. É o que aponta a pesquisa realizada por Gustavo Zonta, professor de jornalismo da Universidade do Vale do Itajaí (Univali). A apresentação de parte da tese de doutorado de Zonta ocorreu na sessão ‘Fotojornalismo e Narrativas Documentais’ nesta quarta-feira, 4, durante o Intercom 2024, realizado no campus Balneário Camboriu da Univali.

Na apresentação sobre “Reflexões sobre a autoria em projetos jornalísticos de longa duração premiados pelo World Press Photo”, Zonta destacou a autoria em projetos fotojornalísticos de longa duração premiados pelo World Press Photo, categoria criada em 2015.

Os fotógrafos analisados foram a americana Nancy Borowick, premiada em 2016, que se dedicou a retratar a batalha dos pais contra o câncer com fotografias em preto e branco, e o mexicano Yael Martínez, destaque em 2019, que realizou um trabalho de cinco anos de registros sobre vítimas de violência no México.

Zonta expôs o controle da narrativa fotográfica por meio do ensaio, enfatizando a relação entre o texto e o sentido da imagem. A prática, segundo ele, envolve um ciclo contínuo de interpretação e reinterpretação que molda a percepção do público. Também abordou a importância da marca própria do fotógrafo e da autoria visual na composição das imagens.

O professor comparou as duas produções destacando a autoria de uma nova forma de produzir fotojornalismo. Os profissionais estão deixando de lado as grandes denúncias para destacar os pequenos relatos do dia-a-dia.

Além da apresentação de Zonta, foram exibidos outros quatro trabalhos na mesma linha temática, focados nas produções fotográficas no jornalismo. Os temas abordados foram: “O uso de fotolivros como espaço de veiculação de trabalhos jornalísticos”, “Produção de narrativas visuais fotográficas por meio do desenho de páginas e telas: do fotógrafo ao newsdesigner” e “Por uma pedagogia crítica do fotojornalismo”.

 

Fotos: Lucas Correia

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