Texto: Luana Gregório
Revisão: Vinicius Batista
A segunda noite do Intercom 2024 marcou a celebração de grandes trabalhos acadêmicos e prestigiou nomes importantes da área da comunicação. No palco do auditório da Univali de Balneário Camboriú, o evento destacou a participação de pesquisadores em todos os níveis do Ensino Superior, além de prestar homenagens aos profissionais do Rio Grande do Sul.
Ao todo, foram três premiações que revelaram seus vencedores na noite desta quarta-feira. Foram conhecidos os vencedores do Prêmio Luiz Beltrão de Ciências da Comunicação, Troféu José Marques de Melo e Prêmio Intercom de Pesquisa em Comunicação.
O Prêmio Luiz Beltrão de Ciências da Comunicação 2024, que reconhece pesquisadores e grupos de pesquisa destaques da ciência da comunicação, premiou hoje: Grupo de Estudos Muniz Sodré – GEMS (UFRJ), na categoria grupo inovador; Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social, na categoria instituição paradigmática; Valci Mousquer Zuculoto (UFSC), na categoria maturidade acadêmica; e Alvaro Bufarah Júnior, na categoria liderança emergente.
O Troféu José Marques de Melo, que destaca pesquisadores da região na área da comunicação, esse ano homenageou todos os professores e pesquisadores gaúchos que inscreveram seus trabalhos nesta categoria, em solidariedade às recentes cheias que afetaram o estado do Rio Grande do Sul.
O Intercom premia trabalhos de pesquisa em comunicação em cada edição e, esse ano, os premiados foram: Cecília Costa Medeiros do Nascimento (UFRN), na categoria graduação, Sâmia Cristina Martins Silva (UFMA), na categoria mestrado profissional, João Paulo Saconi (UFRJ), na categoria mestrado acadêmico, e Rômulo Oliveira Tondo (UFRGS), na categoria doutorado. Confira aqui a lista completa dos vencedores.