Podcast é destaque no GP de Rádio da Intercom

Texto: Carlos Praxedes

 

O Grupo de Pesquisa Rádio e Mídia Sonora iniciou seus trabalhos, na tarde desta quarta-feira (4), com a apresentação de uma pesquisa sobre podcasts que está sendo desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina. A pesquisa “Mapeamento de pesquisas sobre podcast jornalístico no Brasil: um estudo exploratório a partir das Teses e Dissertações da CAPES (2011-2023)” da doutoranda Gessiela Nascimento da Silva (UFSC) está sendo orientada pela professora Valci Regina Mousquer Zuculoto (UFSC).  A mostra inicial indica que embora existam muitos trabalhos acadêmicos sobre podcasts, apenas uma parte está focada especificamente nos que são jornalísticos.

A segunda apresentação da tarde intitulada “A identidade empreendedora no podcasting” utiliza entrevistas com podcasters brasileiros que viraram famosos nos últimos anos. Desenvolvida pelos pesquisadores Marcelo Kischinhevsky (UFRJ), Kátia Fraga (UFV); Cleyson Peçanha (UFRJ); Isabelle de Freitas (UFRJ) e Luiz Soares (UFRJ), o trabalho traz os desafios da produção dos podcasts no Brasil, a intensa procura por produtos independentes que buscam rentabilizar os podcasts. “O discurso do empreendedorismo soa como uma armadilha para pessoas muitas vezes em condições vulneráveis, que investem no sonho de um negócio próprio rentável envolvendo uma atividade midiática de prestigio crescente”, conclui Kischinhevsky.

Outro trabalho apresentado foi “Reflexões sobre a relação entre emissoras analógicas e a podosfera”, da jornalista da Rádio Câmara, de Brasília, Verônica Lima Nogueira da Silva.

A coordenação dos trabalhos coube às professoras Eliana Albuquerque, da UESC, e Norma Meireles, da UFPB. Já a Coordenação do Grupo de Pesquisa é da Debora Cristina Lopez, da UFOP.

 

Fotos: Carlos Praxedes

Post anterior
A acessibilidade no 47° Intercom
Próximo post
Pesquisadores discutem regulamentação e dependência nas plataformas de streaming