Oficina com temática esportiva proporciona momentos lúdicos na prática de Radiojornalismo

Texto: Rachel Prates

Revisão: Vera Sommer

Alunos do curso de Jornalismo de diversas áreas do país participaram da oficina com temática esportiva do 47º Intercom para uma simulação de cobertura de radiofusão. A prática, realizada de forma descontraída e interativa, teve como objetivo proporcionar uma experiência realista e dinâmica aos futuros jornalistas.

A oficina foi ministrada por Jenisson Bartniski, mestrando de Comunicação pela UFMT e Bruno Balacó, pesquisador da Universidade Federal do Ceará (UFC). Divididos em grupos, os alunos escolheram uma partida de futebol para debaterem como pré ou pós jogo. Ao total, foram quatro equipes e as partidas escolhidas foram a final da Copa do Mundo 2022, o primeiro clássico Grenal de 2024, o último jogo entre Corinthians e Flamengo e as partidas da Copa América 2021.

Ao final, Jenisson comentou os pontos positivos e negativos de cada apresentação. Foi um importante feedback sobre os dados apresentados, a emoção transmitida e a estratégia de comunicação de cada aluno.
Estudantes da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) aproveitaram o espaço para apresentar o Tiro Livre, um projeto de extensão universitária relacionado ao esporte.

“Eu sou apaixonado por esporte, principalmente futebol, e vi na Comunicação a oportunidade de trabalhar com o que amo”, comentou Gabriel Augusto. Além disso, Gabriel contou sobre a experiência única que está vivendo com seus colegas no Intercom 2024: ” É a primeira vez que viemos para Balneário Camboriú, a estrutura da Univali é muito legal e fomos bem acolhidos. Estamos tendo oficinas muito boas aqui, como essa de Radiojornalismo. Tá valendo a pena.”

As oficinas do Congresso seguem até sexta-feira, reunindo uma pluralidade de pessoas apaixonadas por comunicação.


Fotos: Rachel Prates

Post anterior
Potencialização da Entrega Jornalística
Próximo post
A acessibilidade no 47° Intercom