Estudantes de Jornalismo destacam pesquisa sobre recursos sonoros

Texto: Priscilla Gomes
Revisão: Carlos Roberto Praxedes

Estudantes de Jornalismo de três diferentes universidades apresentaram seus trabalhos no Intercom Nacional 2024, em Balneário Camboriú, na tarde desta terça-feira, 3. Em meio à diversidade de formatos midiáticos, os recursos sonoros foram evidenciados em diferentes estruturas jornalísticas.

Isabeau Cotrim, aluna da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no Rio Grande do Sul, apresentou seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), intitulado, Remediação de produtos audiovisuais para podcast: um estudo do podcast Linha Direta. O estudo propôs uma análise comparativa entre o programa de TV e o podcast Linha Direta que explorou o caso Eloá, exibido em 4 de maio de 2023.

Durante a apresentação, Isabeau destacou a inclusão de trechos de bastidores, recursos sonoros, descrições detalhadas e desenvolvimento de personagens no podcast, diferente da TV. 

Mariana Borba, estudante do terceiro ano de Jornalismo na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), apresentou uma pesquisa desenvolvida na disciplina de Metodologia II. Seu estudo, intitulado Produtos Jornalísticos de Ponta Grossa (PR) em plataformas digitais de áudio e sua relação com o webjornalismo, focou na análise de conteúdos do dcMais e da CBN Ponta Grossa, disponibilizados no Spotify.

A pesquisa de Mariana revelou que 87,2% dos podcasts mais ouvidos estão disponíveis no Spotify, a plataforma escolhida para a análise. Ela observou que o dcMais utiliza a plataforma como um boletim de notícias, oferecendo cinco informações curtas por episódio, sem aprofundamento, lembrando boletim de rádio. Em contrapartida, a CBN Ponta Grossa adota uma abordagem mais densa, com entrevistas a especialistas e discussões sobre temas não factuais, porém todos recortados da rádio, demonstrando a influência e a dependência dos veículos em relação às emissoras de rádio.

Camila Borges, aluna do terceiro ano de Jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), apresentou seu estudo sobre Usos da linguagem e técnicas do rádio para produzir jornalismo em áudio: uma análise do podcast ‘Interesses cruzados: o Plano Diretor de Florianópolis”. O trabalho incluiu entrevistas com políticos e membros da comunidade para abordar os direitos conflitantes em torno do Plano Diretor da cidade.

Camila relatou que, em abordagens na rua, muitas pessoas desconheciam o Plano Diretor. Foram realizadas mais de 40 entrevistas, que embasaram a produção do podcast, que começa com uma explicação sobre o que é o Plano Diretor e avança para discutir as reclamações da população e as opiniões de especialistas de diferentes áreas. 

As apresentações das alunas destacaram a importância da pesquisa e da adaptação de conteúdos para diferentes formatos, evidenciando o potencial do jornalismo em áudio como ferramenta de informação.

Foto: Vanessa Alves
Post anterior
Oficinas mobilizam estudantes de Comunicação no 47º Intercom em BC
Próximo post
Lusocom – Painel destaca a Comunicação em Moçambique e Cabo Verde